Fases de Ismael Nery
- Artual Brasil
- 12 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Ismael é um dos principais pintores do modernismo brasileiro, mas diferente dos outros modernistas não buscava uma identidade nacional e sim valores universais. Sua obra tem ênfase em dualidades, como, eu e o outro, o corpo e o espírito, o bem e o mal, feminino e o masculino.
Mesmo com tão pouco tempo de vida, morreu aos 33 anos, Nery passou por três fases distintas e além de pintor foi também poeta, arquiteto, cenógrafo e filósofo.

Autorretrato, sd crayon s/ papel
Sua primeira fase foi o expressionismo de 1922 a 23. Em 1921, fez sua primeira viagem à Paris, onde estudou na Academia Julian e o caráter dramático que marca suas obras pra sempre aparece. Nesta fase os traços são bem marcados e faz retratos que revelam as angústias da pessoa retratada. Fica-se claro em suas obras expressionistas a procura dos valores universais e também a presença da sua musa e esposa Adalgisa.
Em sua próxima viagem a Europa tem contato com o cubismo e começa então sua segunda fase em 1924. Os elementos cubistas estão presentes em especial nos rostos das Figuras, ocupando planos que se desdobram da frontalidade ao perfil. Da também um tratamento mais geométrico a elas, criando seus personagens a partir de formas cilíndricas e ovais.

O Luar, 1925
Surrealismo, sua fase mais importante e promissora, começa em 1927 após conhecer Marc Chagall e acaba em 1934 com sua morte. Aos 30 anos de idade, descobre a tuberculose. Doença que reforça seu imaginário, um surrealismo considerado orgânico, onde retrata anatomias desfiguradas e viscerais visíveis por cortes profundos que refletem a proximidade do artista à sua morte.
Nery é considerado pioneiro do surrealismo no Brasil, mas ironicamente foi por isso que ele jamais seria reconhecido em vida e nunca vendeu um quadro vivo. Foi ser reconhecido somente em 1966, após suas participação nas bienais de 1965 e 1969.

Composição surrealista, 1929
Fonte:
Escritotio de arte, título “Ismael Nery” data de acesso 12/07/2018 as 12h00
Link: https://www.escritoriodearte.com/artista/ismael-nery
Mac Usp, título “Ismael Nery” data de acesso 12/07/2018 as 12h00
Link:http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/nery/index.htm
Arte & Artistas, publicado em 4/08/2017 e título “Ismael Nery”
Link: http://www.arteeartistas.com.br/biografia-ismael-nery/
Comentarios