Trio Belga LAb[au] - Arte e Tecnologia
- Artual Brasil
- 25 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
LAb[au] é um grupo de artistas que trabalha em Bruxelas, criado em 1996. Suas obras compartilham características com arte conceitual, system art e arte concreta. Juntos criam principalmente obras de arte interativas, tecnológicas, instalações e audiovisuais, para as quais desenvolvem seus próprios softwares.
A arte experimental e inovadora do LAb[au] se concentra na pesquisa fundamental sobre influências dos ideais contemporâneos na arte, enquanto questiona os materiais, ferramentas e métodos atuais. Os trabalhos deles são bastante repetitivos, periódicos e com uma linguagem elementar características explicitas no seu uso de cores, geometria, luz e movimento.
Alguns trabalhos:
Tessel, 2010
Tessel é uma instalação cinética e sonora que investiga a percepção do som e espaço. A obra funciona com um sistema de algoritmos, usando em cinco triângulos irregulares, que produz um movimento de dobrar aleatório dos triângulos.
A instalação oscila entre uma ordem aleatória de movimentos e a composição de formas criada pelos triângulos. O som é então produzido pela vibração da superfície dos triângulos através de um software customizado por eles.
Mosaique 8x8 bw, 2013
Mosaique 8x8 bw, é composta por quatro módulos colocados em um quadrado formando uma grade regular de 4 x 4 x 4 = 64 ladrilhos pretos. Uma luz branca é projetada de dentro dos ladrilhos.
A instalação explora o espectro de luz de acordo com o movimento desses ladrilhos que vão para frente e para traz, ou seja, os ladrilhos fecham ou abrem a projeção da luz branca criando então diversos tons. Os ladrilhos são ativados por motores que geram várias formas geométricas que são programadas para serem feitas e desfeitas aleatoriamente.
Fonte:
Video do youtube.com
Site oficial do trio, lab-au.com acesso dia 25/06/2018 as 13h32
Link: https://www.lab-au.com/mosaique-4x4x4-bw
Livro: “concepts, modes, systems – Lab[au]”publicado para exposição individual “rouge, vert, bleu, blanc” no Centre des arts in Enghien-les-Bains em 2015
Comments